Fisioterapia Vestibular

Sobre o tratamento

  1. É uma especialidade da fisioterapia que tem a função de estimular os órgãos do equilíbrio a funcionarem em harmonia, através de exercícios individualizados e manobras específicas. Essa técnica é praticada há mais de 70 anos.

A Reabilitação Vestibular ou fisioterapia vestibular procura através de exercícios alinhar os órgãos do equilíbrio. É um tratamento delicado que requer muita habilidade do profissional.

Essa técnica deve ser aplicada por um fisioterapeuta especializado que após uma avaliação será proposto um plano de tratamento para a realização do tratamento individualizado.

É através de exercícios e/ou manobras específicos para cada caso após uma detalhada avaliação com profissional especializado. O paciente deve realizar os exercícios em casa conforme orientação prescrita para melhor eficácia do tratamento. Como o labirinto tem um resultado rápido, geralmente são prescritas poucas sessões.
O paciente deve, então, agendar uma avaliação inicial em uma de nossas Unidades.

Na avaliação inicial são realizados vários testes. São exames específicos para o sistema vestibular e suas relações com o equilíbrio. Além dos testes físicos e de reflexos, a avaliação incluem dois outros modernos aparelhos: a Videonistagmoscopia Infravermelha e a Posturografia Estática. (Clique aqui e conheça).

As manobras de reposicionamento geralmente são usadas nas VPPBs (Vertigens Postural Paroxística Benigna) após ser avaliada sua indicação. Esse tipo de exercício literalmente é usados para recolocar os cristais no lugar de origem e não deve ser feito por qualquer pessoa. Um exame específico deve ser realizado e pelo movimento dos olhos podem-se detectar e indicar a manobra específica para cada caso.

A Fisioterapia ou Reabilitação Vestibular, quando devidamente indicada, pode diminuir e até mesmo eliminar os sintomas dos distúrbios labirínticos.

AGORA …VOCÊ SABE O QUE É LABIRINTITE?

Então clique aqui e aprenda um pouco mais sobre as “labirintites”.

Assista o vídeo

Começe seu tratamento

Descubra as 7 Medidas Universais de Prevenção de Quedas!

A maioria das quedas em idosos pode ser evitada! Criamos um guia prático para ajudar você a identificar e eliminar os riscos de queda em casa. Insira seu e-mail para receber seu guia gratuito agora mesmo.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.