Dia Mundial da Prevenção de Quedas: Especialista Michel Maggi fala da importância da data

Matéria PUBLICADA EM 24/06/2022 PELA REVISTA ISTOÉ

Franquia na área de fisioterapia oferece soluções para prevenção de quedas

A cada quinze segundos um idoso é atendido em um serviço de emergência em decorrência de uma queda. E a cada dez desses idosos que procuram pelo serviço médico, três precisam ser internados. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), dentre as complicações mais graves estão fraturas, principalmente de fêmur, e traumatismo craniano. O MS revela ainda que 30% dos idosos infelizmente sofrem quedas em algum momento e 75% dessas quedas acontecem dentro das próprias casas.

Todo dia é dia de prevenção para que casos como os acima sejam menos recorrentes, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) resolveu criar um dia específico apenas para focar na prevenção de quedas. A data escolhida para isso foi o dia 24 de junho e o dia foi incluído no calendário do Ministério da Saúde. Continue lendo.

Michel Maggi, fisioterapeuta e fundador do Centro de Equilíbrio e Fisioterapia Vestibular Meu Labirinto, ressaltou a importância da data. “Esse dia foi criado para lembrar da importância da prevenção. Afinal, é algo tão corriqueiro e comum nos hospitais, em casa e nas vias públicas que a OMS resolveu deixar um dia de prevenção para que isso se torne uma forma de educar, de conscientizar sobre prevenir quedas”, destaca.

A prevenção de quedas faz parte da missão do Meu Labirinto, atentos a essa questão, o Centro desenvolveu o Programa de Prevenção de Quedas (PPQ) baseado nas recomendações da OMS. É um programa multiprofissional que avalia minuciosamente tanto os fatores externos causadores de queda, como também o próprio organismo do idoso. “Nosso programa contempla a avaliação de risco em todos os âmbitos. Seja em casa, verificando fatores como tapetes, uma barra para segurar no banheiro, etc. E também o equilíbrio do paciente, um fator físico que também é causador de quedas. O objetivo principal é focar na prevenção e mostrar o quanto esses simples detalhes podem fazer a diferença. E assim, proporcionamos uma qualidade de vida melhor para o idoso e evitamos hospitalizações, que em muitos casos precisam até mesmo de leitos de UTI”, detalha.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe seu e-mail para receber todas as nossas novidades

Loading

Descubra as 7 Medidas Universais de Prevenção de Quedas!

A maioria das quedas em idosos pode ser evitada! Criamos um guia prático para ajudar você a identificar e eliminar os riscos de queda em casa. Insira seu e-mail para receber seu guia gratuito agora mesmo.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.